A representação da violência e da crueldade na produção literária para jovens leitores
- Dr. Walter Manuel

- 21 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
The depiction of violence and cruelty in literary production for young readers
LEONICE DE ANDRADE CARVALHO Instituto Federal Goiano
WALTER MANUEL ALVES RODRIGUES Instituto Federal Goiano
GABRIELA STEFANI DUARTE Instituto Federal Goiano
Resumo: É a literatura um direito, como afirma Antonio Candido (1995)? A arte, em especial a literatura, pode ser o caminho para si mesmo, para a percepção das nossas angústias e aflições, ou seja, o meio mais curto para aventurar-se a decifrar o mundo. É essa a proposta da literatura na formação de jovens leitores, não só no que reúne em conhecimento, mas também, fundamentalmente, como meio real de acessar a vida. Por isso, propomos o estudo e a análise de narrativas literárias que tematizam a violência e a crueldade e que são comumente lidas nas aulas de literatura do Ensino Médio. A partir daí, investigamos a maneira como são feitas essas leituras e como se dá a recepção desses textos entre os jovens alunos de Ensino Médio de escola pública. Como a leitura e a literatura podem redirecionar as percepções de jovens leitores diante do cotidiano e da vida?
Palavras-chave: Leitura, Literatura, Jovens leitores, Violência, Crueldade.
Abstract: Is literature a right, as stated by Antonio Candido (1995)? Art, especially literature, can be the way for oneself, to the perception of our anxieties and afflictions, that is, the shortest means to venture to decipher the world. This is literature’s proposal in the formation of young readers, not only in what it brings together knowledge, but also, fundamentally, as a real way of accessing life. Therefore, we propose the study and analysis of literary narratives that theme violence and cruelty and are commonly read in high school literature classes. From this point, investigate the way this readings are made and how it is received among public school young high school students. How can reading and literature redirect the perceptions of young readers in the face of daily life?
Keywords: Reading, Literature, Young readers, Violence, Cruelty.
INTRODUÇÃO
Umas das maiores preocupações dos jovens, principalmente os que estão concluindo o Ensino Médio, é como ingressar no mercado de trabalho e garantir um bom emprego, nesse sentido, nas escolas, há disciplinas mais e menos valorizadas. A literatura, assim como outras artes, além de contribuir na formação acadêmica, também é meio para que o indivíduo se encontre, contextualize e reflita sobre a sociedade em que está inserido. Diante disso, este artigo procura tecer reflexões que possam ser importantes acerca das leituras de contos que retratam a violência e a crueldade e como se dá a recepção desses textos entre jovens alunos de Ensino Médio de escolas públicas, em questão os Institutos Federais. Jovens estes que, muitas vezes, não compreendem o importante papel da literatura como instrumento formador e desfetichizador ...
Fonte: A representação da violência e da crueldade na produção literária para jovens leitores | REVISTA EIXO (ifb.edu.br).
Endereço eletrônico: https://arquivorevistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/497



Comentários